05
nov
09

Por que o Opera não é o navegador mais utilizado??

Não, não é uma crítica ao Opera. Pelo contrário, é um elogio recorrente de uma dúvida que me veio a cabeça esta semana.

Tive alguns problemas com o load da minha workstation (Celeron 1.8, 2Gb RAM, Ubuntu 9.04) , e descobri que um dos fatores principais era o processo do Firefox. Não era só isso que fazia meu computador se arrastar um pouco, já que rodo AWN e o Thunderbird fica aberto direto, sem contar o Liferea e o Banshee.

Desktop

Sim, eu gosto de aviões de combate!

Procurando uma solução, pensei em instalar o Chrome. Mesmo sendo instável para o Linux, poderia ser a solução para o meu problema. Procurei e instalei ele sem problemas. Mas, infelizmente, ele ocupava mais processamento que o Firefox. O dobro praticamente, e isso não solucionava nem um pouco meu problema.

Até que resolvi testar o Opera, já que todos falam que ele é o navegador mais estável, rápido e seguro. Todos falam isso, mas a quantidade de pessoas que o usa é ridícula baixa.

Fiquei surpreso, não só pelas qualidades já conhecidas, mas pela facilidade de configuração, o que torna ele altamente customizável (menus,barras de ferramentas, guias, favoritos). Sem contar os “addons” embutidos, que aceleram a conexão, bloqueiam execução automática de aplicações em flash e para carregar ainda mais rápido as páginas, desativam a exibição de imagens, tudo a distância de um clique.

Recomendo fortemente o uso do Opera como navegador padrão. Existem muitas outras coisas que não citei aqui que com certeza você nem espera que o Opera ofereça. Mas ele oferece!

O Opera pode ser baixado aqui.

Não podia deixar de comentar sobre uma das coisas que mais me chamou atenção no Opera, que foram os seu widgets. Sim, o Opera também tem “addons” como o Firefox. Como o Firefox não, melhores que os do Firefox. Não tem como explicar o porque, só vendo pra entender.

Visitem widgets.opera.com e confiram. Principalmente o do Gmail e do Twitter.

[]s

3 Responses to “Por que o Opera não é o navegador mais utilizado??”


  1. 06/11/2009 às 10:19 am

    Cara, o Opera é bom mesmo, mas demoraram pra criar uma padrão de extensões, imagine poder usar o firebug no chrome, ou a extensão do twitter do opera no firefox, seria perfeito!
    []’s

    • 06/11/2009 às 10:33 am

      Realmente, se houvesse um padrão de extensões, seria muito melhor pra quem utiliza. Isso forçaria os desenvolvedores dos navegadores a melhorar ainda mais seus produtos, já que ninguém ficaria preso ao navegador por causa de um addon ou widget. 😉

      []s

  2. 3 doceangel
    25/05/2010 às 5:13 pm

    o firefox fez muita propaganda no começo, e chegou chegando com seus addons, firebug, temas etc…

    Eu acho firefox lento, mas uso uashuashsa


Deixe um comentário

