05
nov
09

Por que o Opera não é o navegador mais utilizado??

Não, não é uma crítica ao Opera. Pelo contrário, é um elogio recorrente de uma dúvida que me veio a cabeça esta semana.

Tive alguns problemas com o load da minha workstation (Celeron 1.8, 2Gb RAM, Ubuntu 9.04) , e descobri que um dos fatores principais era o processo do Firefox. Não era só isso que fazia meu computador se arrastar um pouco, já que rodo AWN e o Thunderbird fica aberto direto, sem contar o Liferea e o Banshee.

Desktop

Sim, eu gosto de aviões de combate!

Procurando uma solução, pensei em instalar o Chrome. Mesmo sendo instável para o Linux, poderia ser a solução para o meu problema. Procurei e instalei ele sem problemas. Mas, infelizmente, ele ocupava mais processamento que o Firefox. O dobro praticamente, e isso não solucionava nem um pouco meu problema.

Até que resolvi testar o Opera, já que todos falam que ele é o navegador mais estável, rápido e seguro. Todos falam isso, mas a quantidade de pessoas que o usa é ridícula baixa.

Fiquei surpreso, não só pelas qualidades já conhecidas, mas pela facilidade de configuração, o que torna ele altamente customizável (menus,barras de ferramentas, guias, favoritos). Sem contar os “addons” embutidos, que aceleram a conexão, bloqueiam execução automática de aplicações em flash e para carregar ainda mais rápido as páginas, desativam a exibição de imagens, tudo a distância de um clique.

Recomendo fortemente o uso do Opera como navegador padrão. Existem muitas outras coisas que não citei aqui que com certeza você nem espera que o Opera ofereça. Mas ele oferece!

O Opera pode ser baixado aqui.

Não podia deixar de comentar sobre uma das coisas que mais me chamou atenção no Opera, que foram os seu widgets. Sim, o Opera também tem “addons” como o Firefox. Como o Firefox não, melhores que os do Firefox. Não tem como explicar o porque, só vendo pra entender.

Visitem widgets.opera.com e confiram. Principalmente o do Gmail e do Twitter.

[]s

Anúncios

3 Responses to “Por que o Opera não é o navegador mais utilizado??”


  1. 06/11/2009 às 10:19 am

    Cara, o Opera é bom mesmo, mas demoraram pra criar uma padrão de extensões, imagine poder usar o firebug no chrome, ou a extensão do twitter do opera no firefox, seria perfeito!
    []’s

    • 06/11/2009 às 10:33 am

      Realmente, se houvesse um padrão de extensões, seria muito melhor pra quem utiliza. Isso forçaria os desenvolvedores dos navegadores a melhorar ainda mais seus produtos, já que ninguém ficaria preso ao navegador por causa de um addon ou widget. 😉

      []s

  2. 3 doceangel
    25/05/2010 às 5:13 pm

    o firefox fez muita propaganda no começo, e chegou chegando com seus addons, firebug, temas etc…

    Eu acho firefox lento, mas uso uashuashsa


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: